Sempre recomendamos que você não monte o seu lago próximo de árvores por diversos motivos, entre eles a queda de folhas, mas se esse for o único lugar que você tenha para colocar ou você more em um local com muitas árvores, o que fazer nesta situação? Veja neste artigo algumas dicas e formas de você deixar o seu lago mais limpo.
O acúmulo de folhas não é só uma questão de afetar a beleza do lago e também uma questão muito importante para a qualidade de água. As folhas podem parecer inofensivas, mas as folhas são em grande parte as maiores responsáveis por sujar a sua água, quando uma folha de árvore ou plantas entram em contato com a água com o tempo elas acabam liberando taninos, o que deixa a sua água com uma coloração amarelada ou amarronzada, lembrando uma cor de chá, elas também juntam detritos que ficam na sua areia ou entram nas bombas e tubulações, causando entupimentos ou pior ainda, quando em grande volume a deterioração destas folhas geram amônia, o que pode comprometer a saúde dos seus peixes, as folhas podem ser até de plantas tóxicas, então realmente é um assunto muito interessante que iremos abordar.
Agora vejamos as dicas:
- Escolha o filtro correto: neste caso de ter muitas folhas, os melhores filtros seriam o Filtro Tucunaré e o Garoupa, o Tucunaré no caso do seu lago ter uma litragem menor de 7mil litros e o Garoupa no caso do seu lago ser maior que 7 mil litros, não há limite de litragem. Esses filtros fazem a captação de água da superfície, o que irá fazer com que eles suguem os detritos que caem na lâmina d’água e outro bom motivo é que as bombas trabalham dentro do filtro, evitando que entupa com as folhas, trabalhando sempre com a água limpa.
- Pré-filtro e acessórios: você pode utilizar dois acessórios que facilitará a sua vida e a manutenção do seu lago, um skimmer de superfície ou um pré-filtro de escovas, que fazem a função de segurar grande parte das folhas antes delas entrarem no filtro, fazendo com que o perlon demore muito mais tempo para saturar, diminuindo as manutenções do lago. A Lago Carpa está trabalhando em um protótipo de Skimmer para lagos, mas até o momento ainda não foi oficialmente lançado, já o pré-filtro de escovas está disponível para venda no whatsapp, você pode comprá-lo junto do sistema de filtragem completo.
- Circulação: para que não fique detritos e folhas no fundo do seu lago você irá precisar de bastante circulação de água e você faz isso tendo diversas bombas posicionadas estratégicamente no seu lago para que tenha uma correnteza que carregue as impurezas para os filtros.
- Lago grande: um lago maior irá possibilitar que você coloque carpas maiores o que será debatido num próximo tópico, um tamanho legal é a partir de 5mil litros, pois é um bom espaço para as carpas maiores e você poderá colocar filtros maiores também.
- Carpas grandes: muita gente não sabe, mas as carpas no seu tamanho adulto têm um tamanho entre 60 e 100cm de comprimento, e quanto maior a carpa, mais ela irá te ajudar com o seu problema com folhas, as carpas maiores tem mais força de sucção, elas mexem muito o fundo do lago, fuçam todo o fundo, o que faz com que essas folhas sejam interceptadas pela circulação e vão com mais facilidade para o sistema de filtragem. As carpas grandes basicamente fazem o trabalho que você não quer fazer, ficar “varrendo” o fundo do seu lago. Mas tenha responsabilidade, pois um animal grande requer um bom espaço do seu lago então verifique o tamanho do seu e reflita sobre antes de adquirir o animal.
- Ozonizador: um lago com muito problema de folhas vai precisar de um ozonizador, pois como citei acima, elas produzem um componente polifenol chamado Tanino, são a cor amarronzada e amarelada da água típica de um lago com folhas ou troncos. A única forma de retirar esses taninos da água é utilizando muita zeólita (veja o artigo sobre filtragem) e um bom Ozonizador Lago Carpa, pois os taninos impregnam em moléculas e precisam ser oxidados em nível molecular e quem faz isso é o Ozonizador Lago Carpa.
- Retire as folhas manualmente: você pode também retirar as folhas manualmente com uma redinha, isso ajudará a manter o seu lago limpo caso ainda não tenha todos os equipamentos acima, tanto as folhas que flutuam dentro do lago quanto as que ficam na areia do fundo do lago, mas isso é uma tarefa árdua e você precisa fazer com uma grande frequência.
Essas são nossas dicas para cuidar do seu lago nessas situações, lembre-se, os equipamentos, filtros e tecnologias para o seu lago irão ajudar para que você não tenha mais trabalhos e deixe a sua rotina mais fácil. Colocando todas as dicas em prática o seu lago ficará mais cristalino e com muita qualidade, ficando até mesmo azulado.