Existem muitos fatores quefazem a carpa crescer ou não, e para otimizar o crescimento delas, precisamos entender alguns fatores:
1- ALIMENTAÇÃO:
A alimentação adequada não afeta só o crescimento, mas como também a coloração, o escore corporal e a saúde do animal, é um dos fatores mais importantes, pois se feito de forma incorreta, com ração de baixa qualidade, o risco de perder seu animal é muito alto.
Alimentação com ração boa e variada, se o intuito é crescimento, vale mais a pena dar mais rações ricas em proteínas e várias vezes ao dia, não só 2 vezes, mas de 3 a 8 vezes ao dia, em pequenas porções, sempre sem deixar sobrar ração na água, para não sobrecarregar muito o sistema de filtragem.
Benefícios de uma ração de Alta Qualidade:
- Não suja a água;
- Melhor nutrição e digestibilidade da carpa;
- Alimentos de alta qualidade são mais saborosos (melhor palatabilidade) então as carpas ficam mais interessadas na ração e posteriormente, mais dóceis:
- Evita doenças e desnutrição;
- Melhora o crescimento;
- Melhora a coloração;
- Melhora a taxa de conversão alimentar (a carpa come menos e cresce mais);
- Melhores ingredientes (spirulina, astaxantina, beta caroteno, krill, vegetais, frutas, farinha de peixes, moluscos e insetos).
As rações de baixa qualidade prejudicam muito a saúde do seu animal, principalmente quando utilizada continuamente, pois ao longo do tempo, a ração prejudicará todo o sistema interno do animal, como o sistema gastrointestinal e rim, além de baixar a imunidade do peixe, além disto, contribui com o desenvolvimento de escoliose (coluna vertebral torta), causado por falta de nutrientes no desenvolvimento do animal, causa também: perda de coloração, baixo desenvolvimento, obesidade, falência renal e outras doenças. Este tipo de ração só não é prejudicial para a sua carpa, como também prejudica a estética do seu lago, pois estas rações possuem altas quantidades de farinha de soja, farinha de trigo e farinha de milho, estas três as carpas não digerem, então toda essa matéria presente na ração voltará para o seu lago, sujando muito mais a água, aumentando o nitrito e a amônia, podendo ser até fatal a todos os peixes no lago, se não for corrigido o problema em pouco tempo. Com o aumento dos compostos nitrogenados em seu lago, as algas também irão aumentar, pois elas se alimentam destes compostos, quanto mais alimento para algas estiver disponíveis na água, mais algas terão.
2- ESPAÇO:
Sua carpa não crescerá em lagos pequenos (abaixo de 3000L) até o tamanho máximo (1 metro de comprimento) pois ela não tem espaço o suficiente para crescer e acaba atrofiando. Para um excelente crescimento, o lago deve ter pelo menos 1 metro de profundidade, pois deixa o corpo da carpa mais robusto, assim o esqueleto comporta uma maior massa corporal. A carpa deve ter um bom espaço para nadar, o indicado é uma densidade de 200 a 400 litros para cada carpa em seu lago para que cresçam bem e saudáveis.
Quanto maior o espaço que a sua carpa tem, mais rápido ela irá crescer e um maior porte ela pode chegar.
3- DNA:
O DNA da sua carpa é um dos fatores limitadores de crescimento e escore corporal (formato, grossura, comprimento), então uma dica é sempre comprar carpas Koi de boa procedência, carpas já com uma conformação corporal boa desde pequenas (se você comprar uma Koi filhote). Carpas já com um padrão melhor, tendem a ter uma genética aprimorada, procure sempre as melhores.
4- QUALIDADE DA ÁGUA:
Sua carpa não irá crescer se você não tiver um filtro descente, muito provavelmente ela morrerá muito antes de chegar a fase adulta (dos 4 aos 6 anos), então, se você quer que sua carpa cresça rápida, bonita e saudável, utilize um bom filtro. Outro fator é sempre acompanhar os testes de pH, Amônia e Nitrito, pois quando você dá a alimentação com mais frequência, vai ter mais dejetos na água, e seu filtro precisa captar tudo.
5- OXIGÊNIO:
O oxigênio é muito importante para o crescimento do animal, não só por que os peixes precisam respirar e sim por que quando a carpa se alimenta mais, ela utiliza o dobro de oxigênio para fazer a digestão. Outro motivo é por que as carpas originalmente eram peixes de corredeiras, então a fisiologia dela é de um animal que precisa de mais oxigênio, também é relacionado com a osmose do animal, a quantidade de nutrientes que ela consegue absorver.
6- NUTRIENTES:
Quanto maior a capacidade de crescimento do animal, mais nutrientes precisa, não só pelo crescimento e sim também para sua saúde e beleza, então para ter animais grandes e bonitos, recomendamos adicionar alguns nutrientes à água, juntamente com alguns minerais, um exemplo é o Black Water, da Ocean Tech, Kobalto San e Multimineral da Tropical.
7- GÊNERO:
As carpas fêmeas ficam ligeiramente maiores do que os machos, então se você procura tamanho de campeãs, adquira carpas fêmeas, elas também têm um porte maior do que os machos e tem uma maior capacidade de segurar a gordura corporal.
Seguindo estas dicas, você terá uma carpa grande (aprox. 60 -70 cm em 4 a 6 anos), lembrando que a expectativa de vida de uma carpa varia de 30 a 60 anos, dependendo da genética e cuidados dela, então neste tempo, ela chegará em seu tamanho adulto, outra coisa a se levar em consideração é a paciência: carpas não crescem do dia para a noite, então realmente demora um pouco.
Fizemos um vídeo sobre este tema em nosso YouTube, confira abaixo:
Por: Jamily Caroline Otto, 01 de março de 2021. Joinville -SC
LAGO CARPA – CNPJ: 22.916.226/0001-70
© Lago Carpa. Todos os direitos reservados