Carpa Koi & Kinguios

O segredo dos melhores peixes de lagos ornamentais

Muitas pessoas tem dificuldade em escolher seus peixes para colocar no seu laguinho, então este é um guia para ajudar você a escolher melhor seus animais.

O peixe mais famoso para colocar em lagos ornamentais são as carpas Koi, são animais muito bonitos com diversas variedades para escolher. Mas são animais que requerem certos cuidados como todos os peixes, acompanhe nos tópicos abaixo:

O que a carpa Koi precisa para viver bem?

A carpa koi é um animal que fica grande, facilmente chega aos 90cm e sua média de vida no Brasil é de 50 anos. Então precisa que o local onde ela vai viver seja grande o suficiente para que ela se desenvolva bem e se mantenha saudável por toda a sua vida, precisamos ter consciência de que é um animal grande, então lagos pequenos ou aquários não são indicados para elas.

É um animal que necessita de uma excelente alimentação, rica em nutrientes, com base de frutas, vegetais, farinha de peixes e crustáceos. Sua coloração se mantém mais bonitas com rações melhores também, além de que as carpas koi absorvem todos os nutrientes e excretam menos com este tipo de ração.

Ela precisa ter um ambiente com uma ótima qualidade de água, pois assim, aumenta sua expectativa de vida e o animal fica mais saudável, com o sistema imunológico forte.

São animais muito calmos, então seus companheiros de lago também precisam ser calmos, que não ataquem ou sejam muito agitados, pois isso estressa a carpa, e um animal estressado facilmente fica debilitado.

Essas são 18 variedades de carpas koi que você pode encontrar facilmente em nossa loja física, embora existam mais de 250 variedades diferentes.

 

Quais peixes escolher para o seu lago?

Primeiramente deve-se observar o comportamento dos peixes antes de coloca-los em seu lago, pois depois de coloca-los é muito difícil tira-los do lago, então, listamos algumas espécies que são peixes calmos e que compartilham dos mesmos hábitos das carpas e parâmetros:

– Kinguios:

São bonitos, fofos e não são animais que ficam muito grande, a maior variedade (cometa) pode chegar a 30cm, porém as outras geralmente não passam de 20 cm.

São ideais para ficarem junto as carpas, pois possuem os mesmos hábitos alimentares, parâmetros, suas origens são parecidas ambos vieram da Ásia.

Existem mais de 200 variedades de kinguios para escolher, sem problema algum.

São muito recomendados para lagos pequenos (200 a 1000L) pois, como não crescem tanto, não demandam de um grande espaço, porém ainda assim precisa de uma boa filtragem, como qualquer peixe precisa.

Existem diversas variedades de kinguios que você pode escolher para colocar em seu lago.

 

– Plati, molinésia, espadinhas e guppy (lebiste):

São peixes de pequeno porte, dóceis, muito prolíferos então se você tem casais deles em seu lago, se prepare para ter mais centenas deles nadando livremente após algumas semanas.

Gostam de pH levemente alcalino, assim como as carpas koi, vivem em cardumes e são bem alegres, trazendo movimento e belas cores para o seu lago.

São recomendados desde micro lagos (50l ou menos) até lagos gigantes (acima de 100mil L), eles ajudam a comer as algas do lago, embora não resolvam o problema de algas descontroladas no lago.

Existem milhares de variedades desses peixinhos, recomendamos sempre repor algumas matrizes a cada ano, para manter sempre uma ótima coloração dos filhotes, pois após um grande período, eles tendem a baixar a genética, regredindo para a coloração de peixes selvagens.

Não são peixes exigentes para alimentação, quanto as carpas e kinguios, muito menos para temperatura (em lagos), pois adaptam-se em qualquer ambiente.

Geralmente crescem até 5 ou 6 cm, porém alguns peixes como a Molinésia e o Espada atingem até 10-12cm de comprimento. Os Guppys são os menores desta lista, com sua coloração delicada, os machos chegam a 5cm enquanto as fêmeas 7.

São peixes calmos e dão muita alegria ao seu lago

 

– Peixes limpadores (Alga eater e Flying Fox):

Os únicos peixes de fundo ou comedores de alga que recomendamos são apenas duas espécies, o Flying Fox e o Algae Eater, cada uma das espécies possuem algumas variedades.

Eles são peixes que irão comer bastante algas nas rochas e paredes do seu lago, claro que isto não irá substituir a limpeza manual, mas eles mantêm limpo por mais tempo sem aquele famoso “limo”.

O Algae Eater come mais as algas verdes e finas (Algas ciano, entre outras), enquanto o Flying Fox come mais algas duras e escuras (principalmente Alga Peteca), esses animais fazem um bom controle das algas, com eles em seu lago, dificilmente haverá um surto de algas.

Quanto aos seus temperamentos, isso depende da variedade, mas ambos não prejudicam a saúde das carpas através do estresse, podendo serem de cardumes ou não, algumas variedades como o Flying Fox True são mais territorialistas entre indivíduos de mesma coloração, assim como o Algae Eater Gold.

São peixes que compartilham dos mesmos parâmetros das carpas Koi, o Algae Eater alcança 25cm de comprimento, enquanto o Flying Fox chega a 15cm.

São os unicos peixes que realmente comem as algas das pedras, sem incomodar as carpas koi

 

Quais peixes não são indicados para lagos ornamentais?

Os peixes que não são indicados para lagos ornamentais são todos aqueles que possuem comportamento agressivo, territorialistas ou que incomodem os outros peixes, peixes de pesqueiros, entre outros.

Principalmente peixes de pesqueiro, pois, uma vez que você os coloca em seu lago, será muito difícil tirá-los depois, além de serem muito agressivos, deixando as carpas estressadas, além de ataca-las, pois são muito calmas e não possuem métodos de defesa. Outro motivo é: o lago ornamental foi feito para peixes ornamentais, eles foram criados justamente para serem dóceis e bonitos, enquanto os peixes de pesqueiro são animais de abate, então em pesqueiros não tem problema o comportamento agressivo, pois em meses serão abatidos.

Outro problema relacionado com peixes de pesqueiro são os custos, pois, se você quer ter uma água limpa e cristalina, precisa ter uma boa ração, além de que carpas Koi e peixes ornamentais requerem rações especiais, essas rações são mais caras que rações de pesqueiro, sendo um desperdício alimentar peixes de pesqueiro com ela, assim teremos duas situações: 1- peixes de pesqueiro comendo ração de alto custo (eles comem muito, pois foram feitos para comer muito em pouco tempo) deixando muito alto o custo para manter uma ração de qualidade para todos os animais ou; 2- Peixes de alto custo (peixes ornamentais) comendo ração de baixa qualidade, o que fará com que você não tenha uma água cristalina e prejudique a saúde de suas carpas kois, pois elas tem um sistema digestório sensíveis a altos teores de amidos presentes em rações de baixo valor e baixa qualidade, prejudica também a qualidade da sua água, pois como não tem tantos nutrientes, as carpas absorvem menos e o que sobrar, volta para o seu lago, através de mais amônia e nitrito.

Recomendamos não colocar este tipo de peixe em seu lago, tenha somente peixes ornamentais, isso evitará muitos problemas futuros.

Estes são exemplos de peixes que você não devem ter em seu lago, eles podem predar suas carpas e peixes pequenos.

Deixe um comentário

Outros Artigos