Sem Ozonizador
Com Ozonizador

Como funciona o Ozônio para Lagos e Piscinas Naturais?

O ozônio é um agente oxidante poderoso que pode ser usado no tratamento de lagos para melhorar a qualidade da água. Ele funciona através de um processo de oxidação, no qual reage com compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água, eliminando microrganismos patogênicos, reduzindo a presença de nutrientes indesejados e melhorando a claridade da água.


O processo de tratamento com ozônio em um lago geralmente envolve as seguintes etapas:


✓ Geração de ozônio: O ozônio é produzido a partir do oxigênio (O₂) por meio de um gerador de ozônio. Normalmente, um dispositivo chamado ozonizador converte o oxigênio em ozônio (O₃) usando descargas elétricas.


✓ Introdução do ozônio na água: Em seguida, ele é então introduzido na água do lago, geralmente por meio de um sistema de difusão ou injeção. Essa etapa permite que o ozônio entre em contato com a água e inicie o processo de oxidação.


✓ Oxidação de compostos orgânicos e inorgânicos: O ozônio reage com os compostos orgânicos e inorgânicos presentes na água, quebrando suas moléculas e oxidando-os. Ele pode oxidar resíduos de alimentos, proteínas, amônia e outros poluentes, ajudando a melhorar a qualidade da água.


✓ Desinfecção: O ozônio é eficaz na inativação de bactérias, vírus, algas e outros microrganismos patogênicos presentes na água. Essa propriedade desinfetante ajuda a reduzir a propagação de doenças e a manter a água mais limpa e segura para a vida aquática.


✓ Melhoria da claridade da água: Por conta dessa oxidação, o ozonio pode ajudar a reduzir partículas em suspensão e sedimentos finos na água, melhorando a transparência e a claridade do lago. Mas para isso, é importante um bom sistema de filtragem.


Todo o processo de oxidação do ozônio pode ser explicada através de fórmulas químicas e balanceamento estequiométrico. Explicamos como funcionam essas reações e também por que recomendamos o uso da lâmpada UV juntamente com o ozônio nesse vídeo AQUI.


É importante mencionar que o uso adequado do ozônio requer um sistema de filtragem e circulação de água adequado para suportar a oxidação e a desinfecção promovidas pelo ozônio. Além disso, é necessário monitorar os níveis de ozônio na água para garantir que estejam dentro dos limites seguros e evitar possíveis danos aos peixes e outras formas de vida aquática.


Os ozonizadores da LagoCarpa são dimensionados exatamente para o tamanho do seu lago com a sua litragem. Para adquirir o ozônio, clique aqui ou fale com algum de nossos especialistas através do whatsapp.

Deixe um comentário

Outros Artigos